Seminário – Gestão das Substâncias Perigosas

A AESintra enquanto parceira da Campanha Europeia 2018-2019: Locais de trabalho saudáveis: Gerir as Substâncias Perigosas, que a nível europeu foi lançada a 24 de Abril, pretende contribuir para o incremento da consciencialização de todos para os riscos associados às exposições a agentes químicos no local de trabalho.

A primeira iniciativa foi a promoção de um Seminário, que decorreu no dia 23 de Maio, no período da manhã, na Venda Seca, dedicado à temática Gestão de Substâncias Perigosas, com a apresentação de boas práticas.

Agradecemos a hospitalidade do Regimento de Tropas de Comandos, no Quartel da Carregueira, na pessoa do seu TCor Inf Cmd – Martins Ruivo, 2º Comandante do Regimento de Comandos.

Helena Filipe, Presidente da AESintra, abriu os trabalhos e agradeceu a presença de todos e o Director Local da ACT de Sintra, Luís Jerónimo, salientou a importância destas Sessões para a consciencialização das empresas e seus trabalhadores.

A representante do Ponto Focal Nacional da EU-OSHA, Isabel Nunes, apresentou o Programa de prevenção “Gerir as substâncias perigosas”.

A técnica do Gabinete de Segurança no Trabalho da AESintra, Marina António, apresentou o painel dedicado à prevenção de riscos químicos nas micro e pequenas empresas.

O representante da Escola Nacional de Bombeiros, Jorge Fernandes, elucidou os participantes da importâncias dos primeiros socorros em caso de acidente ou incidente com substâncias perigosas.

Para abordar as boas práticas empresariais, a Márcia Meneses e o Miguel Ramos, apresentaram os processos de trabalho da empresa Resiquímica.

Para encerrar os painéis, Vitor Reis, responsável do Departamento de Segurança no Trabalho, da Câmara Municipal de Sintra, efectuou a sua intervenção, demonstrando as boas práticas da autarquia.

Após as apresentações mais técnicas, foi o momento de promover a Mesa rendonda, com a moderação de Isabel Santos, responsável da Revista Segurança.

O debate foi assente na gestão responsável das substâncias perigosas, onde participaram Sara Pasadas, em representação da CCP, Fernando Gomes, da CGTP-IN, Vitor Reis da CMS e Luís Jerónimo da ACT.

O encerramento da sessão foi efectuado por Filipe Rodrigues, representante da empresa NUCASE que salientou a importância destes eventos e por Carlos Fernandes, em representação da CMSintra que manifestou a sua satisfação por ver um tão elevado número de empresas participantes que se preocupam com estas temáticas.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer o material de combate a incêndios que o nosso parceiro Mafep, disponibilizou como mostra neste evento.

Veja aqui a galeria fotográfica:

https://www.facebook.com/pg/aesintra/photos/?tab=album&album_id=2120542814891263