No dia 29 de Novembro dinamizámos um seminário, sobre como as Medidas de Autoprotecção podem e devem criar e manter os locais de trabalho saudáveis. Esta actividade está inserida nas JORNADAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO, promovidas pela AESintra, que têm o objectivo de sensibilizar toda a comunidade para as questões de segurança no trabalho.

Na sessão de abertura contamos com a presença da senhora vereadora, Ana Duarte, que em representação do sr. Presidente da CMS deu as boas vindas aos presentes e destacou a pertinência do debate sobre esta temática.

Convidámos a Ordem dos Engenheiros Técnicos, o IESC de Lisboa, o Grupo AUCHAN e a Câmara Municipal de Sintra para nos apresentarem painéis que nos enriqueceram os conhecimentos.

Foi também com estes oradores que promovemos uma Mesa Redonda juntando-se a participação do dr. Luís Jerónimo – Diretor do Centro Local de Lisboa Ocidental/Sintra da ACT e do eng. Vitor Reis da CMS, sendo moderada pelo Major Corticeiro das Neves, da Força Aérea Portuguesa, que colocou questões pertinentes e que suscitou o debate entre os participantes sobre o estado da arte desta importante temática de segurança no trabalho.

A questão sobre quem pode subscrever e elaborar as MAP´s foi um dos temas mais abordados e que suscitou o debate. Acreditamos que o tema das Medidas de Autoprotecção carece ainda de muita discussão, mas foram muito produtivas as ideias partilhadas.

A AESintra enquanto parceira da ACT-Autoridade para as Condições de Trabalho procura informar, sensibilizar e esclarecer sobre as matérias de segurança no trabalho, promovendo uma cultura de segurança.