Gabinete de Segurança Alimentar

Respeitar os Regulamentos Comunitários em vigor nesta matéria, a actividade do Gabinete de Segurança Alimentar visa a implementação/manutenção/consultoria, de sistemas de gestão de segurança alimentar baseados na metodologia HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points), que é aplicável em todas as etapas de processamento do produto alimentar, prevenindo a ocorrência de problemas, aumentando o grau de confiança dos consumidores.

Certificação

Este Gabinete está abrangido pela ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade.

Desenvolver todas as actividades de segurança alimentar oferecendo diversas opções, desde intervenções padronizadas para as empresas associadas, até soluções personalizadas, à medida das necessidades específicas de cada Associado.

As nossas listas de verificação são baseadas nas indicações divulgadas pela ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Âmbito de actuação

– Implementação de Sistemas de Segurança Alimentar

Realização de auditorias de diagnóstico e de acompanhamento para caracterização de cada estabelecimento alimentar e a identificação das operações em que se podem verificar riscos alimentares.

– Manutenção de Sistema de Segurança Alimentar

– Consultoria Técnica

– Auditorias higiossanitárias com elaboração de relatórios técnicos

– Acompanhamento personalizado

– Elaboração de pareceres técnicos e documentação

– Análises microbiológicas

– Parcerias

– Formação Profissional

Formadores especializados asseguram a transmissão de conhecimentos aos manipuladores do sector alimentar que são vitais para a adequada e correcta implementação/manutenção do sistema HACCP.

Porque escolher o Gabinete de Segurança Alimentar da AESintra?

 sst

– Equipa técnica competente

O Gabinete de Segurança Alimentar da AESintra é constituído por engenheiros alimentares e técnicos de segurança alimentar competentes, devidamente qualificados, capazes de garantir um serviço de qualidade e com a confiança que a AESintra já tem habituado os seus associados.

– Personalização dos processos

Cada processo de Segurança Alimentar é tratado de uma forma personalizada, sendo elaborado um dossier, orientado para a realidade do próprio estabelecimento.

Nas implementações dos sistemas de HACCP elaboramos os fluxogramas de fabrico. A elaboração destes fluxogramas será completa, para cada etapa elementar do processo, pela colheita de toda a informação útil referente à natureza do processo em estudo, sua função, equipamento e material, as características. Nesta etapa o Gabinete de Segurança Alimentar da AESintra distancia-se de algumas empresas de consultadoria que vendem o serviço de implementação de HACCP quando na verdade apenas efectuam o serviço de Segurança alimentar simplificado, vendendo aos seus clientes impressos e registos estandardizados.

– Formação em Segurança Alimentar incluída

As implementações do sistema de Segurança Alimentar têm incluída a formação em segurança alimentar (obrigatório por lei para manipuladores de alimentos), que numa fase inicial é sobre boas Práticas de Segurança Alimentar e posteriormente poderá incidir nas áreas que os colaboradores possuam mais dúvidas ou dificuldades.

– Acompanhamento à medida

Em relação às manutenções dos sistemas de HACCP já instaurados nos estabelecimentos, os técnicos/engenheiros alimentares verificam o dossier de segurança alimentar, se os registos estão a ser preenchidos, se possuem os fluxogramas de fabrico e planos de higienização, e se estes se encontram actualizados. Se não estiverem actualizados, o nosso gabinete de segurança revê todo o sistema implementado por forma a verificar quais as lacunas e quais as medidas que devem ser instauradas.

– Disponibilização dos impressos e informação técnica

Todos os impressos são explicados à equipa responsável do sistema de HACCP, e são passíveis de serem alterados por orientação/sugestão do associado. Estes impressos poderão ser enviados por correio electrónico para que o associado possa dispor dos seus registos informaticamente e imprimir sempre que seja necessário.

– Visitas com acompanhamento do responsável

As visitas são sempre programadas com antecedência, agendadas com o responsável, para melhor comodidade e organização. Podem também ser realizadas visitas-surpresa, caso o associado assim o pretenda.

– Consultoria permanente

Sempre que o associado tenha alguma dúvida a nível de segurança alimentar, os técnicos/engenheiros alimentares estão disponíveis para recepcionarem qualquer questão relacionada com a temática. Podem ser enviadas por correio electrónico para o gabinete de segurança alimentar, para que a resposta seja enviada o mais rápido possível, com clareza e, se necessário, anexando a legislação em vigor.

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento através dos telefones:

  • +352-21 910 62 83
  • +352-21 910 62 84

Email: [email protected]

Ou pelo formulário abaixo:

Nome (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Email (obrigatório)

Empresa

Assunto

A sua mensagem