A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia reuniu, em Alcainça, para definir o plano de trabalhos. Esta Associação envolve os municípios de Sintra, Loures e Mafra, através dos seus vereadores, Pedro Ventura, da Câmara Municipal de Sintra, António Pombinho, da Câmara Municipal de Loures e Joaquim Sardinha, da Câmara Municipal de Mafra.
Esta Associação, de cuja direção a AESintra faz parte, viu recentemente aprovada uma candidatura que lhe permitirá gerir 3.7 milhões de euros de fundos comunitários para projetos de âmbito rural.
A A2S vai gerir seis tipos de medidas relacionadas com a atividade rural, entre as quais pequenos investimentos nas explorações agrícolas, cadeias curtas e mercados locais. São igualmente elegíveis projetos que valorizem o património natural e cultural.
Enquanto aguardamos a formalização do contrato de gestão dos fundos comunitários, a A2S já está a reunir com potenciais promotores e a elaborar uma bolsa de projetos. Em Sintra, as freguesias abrangidas são a União de Freguesias de Almargem do Bispo, Montelavar e Pero Pinheiro e a União de Freguesias de Terrugem e S. João das Lampas.
O objetivo final é que os projetos contribuam para potenciar a região saloia.