A atividade de Formação na AESintra tem uma preponderância vital no alcance dos objetivos da sua Missão – estudar e defender os interesses relativos ao comércio, indústria e serviços, promovendo e praticando tudo quanto possa e deva contribuir para o seu progresso técnico, económico e social, procurando ser o suporte de ligação entre empresas e instituições de forma a defender os interesses comuns dos associados.

Durante o ano 2016 a AESintra vai realizar novas formações, desenvolver novas dinâmicas de formadores e descentralizar os locais de formação por todo o concelho de Sintra.
Promoveremos seminários e workshops dirigidos à comunidade empresarial, reforçaremos as sinergias com a Sintra Start Up, e desenvolveremos a formação profissional específica, apresentando novos projetos de formação para diversos setores.
Apostamos na formação e informação dos nossos Associados, pretendendo com estas atividades assumir um papel dinamizador junto das empresas do Concelho divulgando as temáticas e os conteúdos que se mostrem pertinentes para as suas áreas de atividade.
Por entender que a melhor forma de prevenção é a informação e sensibilização, a AESintra organiza workshops para os seus associados sobre documentos obrigatórios na relação laboral, documentos a apresentar em caso de inspeção e dossier de Segurança e Saúde no trabalho – como vem sendo feito nos últimos anos. Trata-se de áreas em que os nossos Associados percecionam uma grande vulnerabilidade resultante da complexidade dos regulamentos a que estão sujeitos e a AESintra quer dotar os empresários da informação e instrumentos adequados à sua proteção face às inúmeras inspeções a que estão sujeitas.
Ainda dentro deste âmbito, serão promovidas ações específicas de informação sempre que hajam alterações legislativas que tenham implicações na atividade das empresas.
A AESintra vai promover estas ações em colaboração com os organismos que melhor representem a temática ou sejam entidades fiscalizadoras.
O Concelho de Sintra é um Concelho dinâmico e empreendedor, e nós consideramos que se deve incentivar e apoiar quem pretende criar o seu negócio, assim em 2016, a AESintra procurará reforçar a representatividade das empresas junto da comunidade local, criando sinergias e complementaridades com a Sintra Start Up, de modo a promover formações nas instalações desta entidade.
Atualmente, a formação profissional é um elemento fundamental no êxito das empresas, proporcionando aos recursos humanos a aprendizagem de novas práticas e procedimentos e a adaptação às exigências de uma realidade em permanente mutação. A formação é determinante no aumento de produtividade e é fundamental para uma maior competitividade das empresas e para o bem-estar social. Além dos instrumentos anteriormente referidos, a AESintra pretende disponibilizar ações de formação que vão de encontro às necessidades dos seus associados, nomeadamente através do cheque-formação e de formação à medida das empresas.
Brevemente divulgaremos o nosso Plano anual de Formação, com a inserção de ações de formação profissional obrigatórias por Lei, em diversos horários e com diferentes cargas horárias para ir de encontro às necessidades dos sócios. Periodicamente faremos a divulgação dos calendários trimestrais, que irão sendo adaptados à perceção de novas necessidades que surjam.
Estas são as formações standard que realizaremos ao longo do ano:
Formações no âmbito da Segurança alimentar, informática e segurança no trabalho
Meses: Janeiro, Março, Maio, Julho, Setembro, NovembroFormações no âmbito de primeiros socorros, segurança contra incêndios e laboral
Meses: Fevereiro, Abril, Junho, Agosto, Outubro, Dezembro

Na presente realidade empresarial, existem formações imprescindíveis para o bom funcionamento de uma organização, nomeadamente a gestão do tempo, gestão de conflitos, gestão de equipas, gestão da comunicação organizacional entre outras. No ano de 2016 é pretensão da AESintra introduzir e dinamizar com maior regularidade este tipo de formações.
Quanto a novas formações, irão incidir no setor do vitrinismo, marketing digital, na área da indústria, das IPSS e do turismo.
Para fazer face a esta nova vertente da Associação, iremos abrir candidaturas para novos formadores.

Aproveitamos para deixar um convite para nos contactarem para colocar questões, apresentar a sua candidatura como formador ou obter mais informações.