A História está dividida por Idades: a da Pedra, do Bronze, a do Ferro e – acrescento eu arriscando alguma presunção – a do Plástico. Em 1909 foi criado o primeiro plástico sintetizado, um dos mais camaleónicos dos materiais, por quase tudo conseguir imitar. O filósofo Roland Barthes, nos anos 50, escrevia assim sobre o plástico: “Até aqui os materiais de imitação significaram sempre pretensão, pertenciam ao mundo das aparências, não ao do uso; procuravam reproduzir de forma barata as substâncias mais raras, diamantes, seda, penas, peles, prata, todo o luxo cintilante do mundo. O plástico decaiu, é um material doméstico. É a primeira substância mágica que consente em ser prosaica”. Mais de um século depois, uma das descobertas de excelência do século XX, a que trouxe funcionalidade e “uso” prático a vários setores da sociedade, é hoje um dos maiores pesadelos ambientais do planeta. É certo que o mundo já acordou para este flagelo, acreditamos que ainda a tempo, reconhecendo que o plástico tomou conta das nossas vidas, em níveis que nem sequer imaginamos. Há inúmeros movimentos cívicos, empresariais, governamentais a nascerem em vários cantos do planeta. Se a corrida para encontrar soluções que permitam a substituição daquele material por outros manifestamente mais toleráveis pelo Ambiente, parece ser a luta mais imediata e previsível, é na mudança de mindset que a luta ao plástico tem de ser feita.

A campanha Sintrazul – pela nossa terra é um desses Movimentos. Nasce na AESintra e, numa primeira fase, pretende atingir a esfera empresarial do concelho para depressa percorrer toda o município com o compromisso de apelar à redução, substituição e correta manipulação dos plásticos e assim parar a crescente contaminação dos oceanos.

Este é o tema central desta edição do JEL, a segunda deste ano. Destaco ainda as entrevistas com as empresas Polinnovate e a Nowaste, dois associados da AESintra que desenvolvem negócios amigos do Ambiente.

 

Nota: Este artigo integra a edição 22 do Jornal Economia Local

#jornaleconomialocal

#associacaoempresarialdesintra

#sintrazul