Tal como anunciado pelo Governo, na sequência da reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, foi aprovada uma Linha de Financiamento de apoio às empresas no âmbito do COVID-19.

Fazemos uma síntese da referida Linha:
Linha de Financiamento Capitalizar 2018 “Covid-19”
A Linha de Crédito Capitalizar 2018 – Covid-19 visa apoiar as empresas cuja atividade se encontra afetada pelos efeitos económicos resultantes do surto de Covid-19.
Na Linha Específica “Covid-19” as candidaturas iniciam-se a partir do dia 12 de março de 2020 às 8h30. O prazo para candidaturas estará aberto até dia 31 de maio de 2020.

Dotação Orçamental:
Linha de Crédito Capitalizar 2018-Covid -19

– Fundo de Maneio – 160 milhões;
Linha de Crédito Capitalizar 2018-Covid -19

–Plafond Tesouraria – 40 milhões;

A linha de Crédito Capitalizar 2018 – Covid-19, será gerida pela PME Investimentos e em parceria com os Bancos e o Sistema de Garantia Mútua. Esta Linha permite às empresas a contratação de financiamentos com um montante máximo por empresa de 1,5 milhões de euros e prazos de até 4 anos para operações destinadas a financiar necessidades de fundo de maneio e de até 3 anos para operações destinadas ao financiamento de necessidades de tesouraria, beneficiando de uma garantia mútua de até 80%.

Para usufruir destas linhas de crédito, as empresas terão que pedir a certificação como PME, no site do IAPMEI e apenas as empresas cujos CAEs estejam abrangidas poderão apresentar candidatura.

As candidaturas são feitas junto dos bancos aderentes.

A garantia mútua criou um endereço de e-mail, exclusivo para dar resposta a todas as questões das empresas, relacionadas com estas linhas de apoio:
. E-mail [email protected], ou linha telefónica 22 61 65 280.

Seguem em anexo Fichas síntese publicadas no Portal do Financiamento:

IAPMEI_financiamento__Covid-19_Plafond de Tesouraria

IAPMEI_financiamento_Covid19_Fundo de Maneio